domingo, 15 de maio de 2011

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA


PLANEJAMENTO SEMESTRAL DE GEOGRAFIA – COLÉGIO ROMMEL VIEIRA

OBJETIVOS GERAIS
A Geografia estuda as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza, por meio da leitura do espaço geográfico e da paisagem. O Ensino de Geografia implica numa alfabetização geográfica, ou seja, ensinar o aluno a ler o Espaço Geográfico. Ler e interpretar o Espaço Geográfico exige mais do que saber o que ele é e do que é constituído. O aluno do Ensino Médio precisará compreender como se dão as relações sócio-espaciais, como os sistemas de objetos e os sistemas de ações produzem o espaço geográfico.

JUSTIFICATIVA
O ensino de Geografia, de forma geral, é realizado por meio de aulas expositivas ou da leitura dos textos do livro didático. Entretanto, é possível trabalhar com esse campo do conhecimento de forma mais dinâmica e instigante para os alunos, mediante situações que problematizem os diferentes espaços geográficos materializados em paisagens, lugares e territórios; que disparem relações entre o presente e o passado, o específico e o geral, as ações individuais e as coletivas; e promovam o domínio de procedimentos que permitam aos alunos “ler” a paisagem local e outras paisagens presentes em outros tempos e espaços.
Colégio Rommel Vieira
Professora: Siliane Nunes da Silva de França
Série: 1º ano do Ensino Médio
1º ANO
BIMESTRE
CONTEÚDO
                   OBJETIVO
AVALIAÇÃO
·         O planeta pede água;
·         As águas continentais;
·         A população da Terra: Fatores do crescimento e teorias demográficas;
·         A população da Terra e suas diversidades;
·         As atividades agropecuárias e os sistemas agrários;
·         A atividade industrial no mundo;
·         Energia: O motor da vida moderna.
·                    Compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las;
·         Fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes  de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações;
·         Avaliação escrita;
·         Atividade avaliativa sem consulta;
·         Execícios diários;
·         Vídeos.

* Devido a adequação do calendário e total de pontos, as formas de avaliar citadas acima poderão ser cumpridas ou não.
·               Cidades: A urbanização da humanidade;
·               Redes urbanas. A hierarquia das cidades;
·               A destruição da natureza: atividades humanas e impactos ambientais;
·               O lixo urbano e os impactos ambientais causados pela poluição;
·               A poluiçãodo ar: inversão térmica, ilhas de calor e chuva ácida;
·               Em busca do desenvolvimento sustentável
·                    Reconhecer, no lugar no qual se encontram inseridos, as relações existentes entre o mundo urbano e o mundo rural, bem como as relações que sua coletividade estabelece com coletividades de outros lugarese regiões, focando tanto o presente e como o passado;
·                    Valorizar o uso refletido da técnica e da tecnologia em prol da preservação e conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida;
·                    Saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e tratamento da informação, seja mediante fontes escritas ou imagéticas;
·         Avaliação escrita;
·         Atividade avaliativa sem consulta;
·         Execícios diários;
·         Vídeos.


* Devido a adequação do calendário e total de pontos, as formas de avaliar citadas acima poderão ser cumpridas ou não.




Colégio Rommel Vieira
Professora: Siliane Nunes da Silva de França
Série: 2º ano do Ensino Médio

2° ANO- GEOGRAFIA


BIMESTRE

CONTEÚDO

              OBJETIVOAAAAAAAAAA                        

                       AVALIAÇÃOAAAA
AAAAAAAaaaaaaaO
·         Oriente Médio;
·         O mundo sem a URSS;
·         O Leste europeu;
·         A comunidade dos estados independentes;
·         China: um país, dois sistemas;
·         Coréia do norte, Cuba e Vietnã;
·         América Latina
·                    Reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade;
·                saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e tratamento da informação,seja mediante fontes escritas ou imagéticas;
·         Utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta de imagens , sobretudo por meio de ilustrações e da linguagem oral;
·         Avaliação escrita;
·         Atividade avaliativa sem consulta;
·         Vídeos ;
·         Exercícios diários;


* Devido a adequação do calendário e total de pontos, as formas de avaliar citadas acima poderão ser cumpridas ou não.
·          África;
·         Reino Unido e França;
·         Itália e Alemanha;
·         Canadá e Japão;
·         Austrália e Nova Zelândia, os ricos do Sul;
·         Estados Unidos , a superpotência mundial
·    Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.
·               Respeito e tolerância por modos de vida e valores de outras coletividades  distantes no tempo e no espaço.
·         organização de pesquisas e reapresentação dos conhecimentos adquiridosem obras individuais ou coletivas: textos, exposições, desenhos,dramatizações, seminários, etc.;
·         Avaliação escrita;
·         Atividade avaliativa sem consulta;
·         Exercícios diários;
* Devido a adequação do calendário e total de pontos, as formas de avaliar citadas acima poderão ser cumpridas ou não.



















Colégio Rommel Vieira
Professor: Siliane Nunes da Silva de França
Série: 3º ano do Ensino Médio

3° ANO- GEOGRAFIA

BIMESTRE

CONTEÚDO

               O OBJETIVO Ooo   AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

                       AVALIAÇÃOAAAA
AAAAAAAaaaaaaaO

·         Recursos  Minerais do Brasil;
·         Recursos energéticos do Brasil;
·         A industrialização no Brasil;
·         Localização espacial da industria brasileira;
·         Os transportes no Brasil
·                    comparação entre os diferentes meios de transporte presentes no lugar onde se vive, suas implicações na organização da vida em sociedade e nas transformações da natureza;
·                     
·         Avaliação escrita;
·         Atividade avaliativa com consulta
·         Atividades diárias;
·         Vídeos.

* Devido a adequação do calendário e total de pontos, as formas de avaliar citadas acima poderão ser cumpridas ou não.

·         A população brasileira: Crescimento e formação étnica;
·         A população brasileira: Distribuição e estrutura;
·         Movimentos da população no Brasil;
·         Urbanização e regiões metropolitanas brasileiras;
·         Impactos ambientais em ecossistemas brasileiros.
·                    Caracterização e comparação entre as paisagens urbanas e rurais de diferentes regiões do Brasil, considerando os aspectos da espacialização
e especialização do trabalho, a interdependência entre as cidades e o campo, os elementos biofísicos da natureza, os limites e as possibilidades dos recursos naturais.
·                Levantamento, seleção e organização de informações a partir de fontes variadas, como fotografias, mapas, notícias de jornal, filmes, entrevistas, obras literárias, músicas, etc.;

* Todos os bimestres irão basear-se nas formas avaliativas do 1º. Podendo ser usadas todas as modalidades ou não.