PLANEJAMENTO SEMESTRAL DE GEOGRAFIA – COLÉGIO ROMMEL VIEIRA
OBJETIVOS GERAIS
A Geografia estuda as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza, por meio da leitura do espaço geográfico e da paisagem. O Ensino de Geografia implica numa alfabetização geográfica, ou seja, ensinar o aluno a ler o Espaço Geográfico. Ler e interpretar o Espaço Geográfico exige mais do que saber o que ele é e do que é constituído. O aluno do Ensino Médio precisará compreender como se dão as relações sócio-espaciais, como os sistemas de objetos e os sistemas de ações produzem o espaço geográfico.
JUSTIFICATIVA
O ensino de Geografia, de forma geral, é realizado por meio de aulas expositivas ou da leitura dos textos do livro didático. Entretanto, é possível trabalhar com esse campo do conhecimento de forma mais dinâmica e instigante para os alunos, mediante situações que problematizem os diferentes espaços geográficos materializados em paisagens, lugares e territórios; que disparem relações entre o presente e o passado, o específico e o geral, as ações individuais e as coletivas; e promovam o domínio de procedimentos que permitam aos alunos “ler” a paisagem local e outras paisagens presentes em outros tempos e espaços.
Colégio Rommel Vieira
Professora: Siliane Nunes da Silva de França
Série: 1º ano do Ensino Médio
1º ANO | |||
BIMESTRE | CONTEÚDO | OBJETIVO | AVALIAÇÃO |
3° | · O planeta pede água; · As águas continentais; · A população da Terra: Fatores do crescimento e teorias demográficas; · A população da Terra e suas diversidades; · As atividades agropecuárias e os sistemas agrários; · A atividade industrial no mundo; · Energia: O motor da vida moderna. | · Compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas decorrentes de conflitos e acordos, que ainda não são usufruídas por todos os seres humanos e, dentro de suas possibilidades, empenhar-se em democratizá-las; | · Fazer leituras de imagens, de dados e de documentos de diferentes fontes de informação, de modo a interpretar, analisar e relacionar informações; · Avaliação escrita; · Atividade avaliativa sem consulta; · Execícios diários; · Vídeos. * Devido a adequação do calendário e total de pontos, as formas de avaliar citadas acima poderão ser cumpridas ou não. |
4° | · Cidades: A urbanização da humanidade; · Redes urbanas. A hierarquia das cidades; · A destruição da natureza: atividades humanas e impactos ambientais; · O lixo urbano e os impactos ambientais causados pela poluição; · A poluiçãodo ar: inversão térmica, ilhas de calor e chuva ácida; · Em busca do desenvolvimento sustentável | · Reconhecer, no lugar no qual se encontram inseridos, as relações existentes entre o mundo urbano e o mundo rural, bem como as relações que sua coletividade estabelece com coletividades de outros lugarese regiões, focando tanto o presente e como o passado; · Valorizar o uso refletido da técnica e da tecnologia em prol da preservação e conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida; | · Saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e tratamento da informação, seja mediante fontes escritas ou imagéticas; · Avaliação escrita; · Atividade avaliativa sem consulta; · Execícios diários; · Vídeos. * Devido a adequação do calendário e total de pontos, as formas de avaliar citadas acima poderão ser cumpridas ou não. |
Colégio Rommel Vieira
Professora: Siliane Nunes da Silva de França
Série: 2º ano do Ensino Médio
2° ANO- GEOGRAFIA | ||||
BIMESTRE | CONTEÚDO | OBJETIVOAAAAAAAAAA | AVALIAÇÃOAAAA AAAAAAAaaaaaaaO | |
3° | · Oriente Médio; · O mundo sem a URSS; · O Leste europeu; · A comunidade dos estados independentes; · China: um país, dois sistemas; · Coréia do norte, Cuba e Vietnã; · América Latina | · Reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade; · saber utilizar os procedimentos básicos de observação, descrição, registro, comparação, análise e síntese na coleta e tratamento da informação,seja mediante fontes escritas ou imagéticas; | · Utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta de imagens , sobretudo por meio de ilustrações e da linguagem oral; · Avaliação escrita; · Atividade avaliativa sem consulta; · Vídeos ; · Exercícios diários; * Devido a adequação do calendário e total de pontos, as formas de avaliar citadas acima poderão ser cumpridas ou não. | |
4° | · África; · Reino Unido e França; · Itália e Alemanha; · Canadá e Japão; · Austrália e Nova Zelândia, os ricos do Sul; · Estados Unidos , a superpotência mundial | · Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos. · Respeito e tolerância por modos de vida e valores de outras coletividades distantes no tempo e no espaço. | · organização de pesquisas e reapresentação dos conhecimentos adquiridosem obras individuais ou coletivas: textos, exposições, desenhos,dramatizações, seminários, etc.; · Avaliação escrita; · Atividade avaliativa sem consulta; · Exercícios diários; * Devido a adequação do calendário e total de pontos, as formas de avaliar citadas acima poderão ser cumpridas ou não. | |
Colégio Rommel Vieira
Professor: Siliane Nunes da Silva de França
Série: 3º ano do Ensino Médio
3° ANO- GEOGRAFIA | |||
BIMESTRE | CONTEÚDO | O OBJETIVO Ooo AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA | AVALIAÇÃOAAAA AAAAAAAaaaaaaaO |
3° | · Recursos Minerais do Brasil; · Recursos energéticos do Brasil; · A industrialização no Brasil; · Localização espacial da industria brasileira; · Os transportes no Brasil | · comparação entre os diferentes meios de transporte presentes no lugar onde se vive, suas implicações na organização da vida em sociedade e nas transformações da natureza; · | · Avaliação escrita; · Atividade avaliativa com consulta · Atividades diárias; · Vídeos. * Devido a adequação do calendário e total de pontos, as formas de avaliar citadas acima poderão ser cumpridas ou não. |
4° | · A população brasileira: Crescimento e formação étnica; · A população brasileira: Distribuição e estrutura; · Movimentos da população no Brasil; · Urbanização e regiões metropolitanas brasileiras; · Impactos ambientais em ecossistemas brasileiros. | · Caracterização e comparação entre as paisagens urbanas e rurais de diferentes regiões do Brasil, considerando os aspectos da espacialização e especialização do trabalho, a interdependência entre as cidades e o campo, os elementos biofísicos da natureza, os limites e as possibilidades dos recursos naturais. | · Levantamento, seleção e organização de informações a partir de fontes variadas, como fotografias, mapas, notícias de jornal, filmes, entrevistas, obras literárias, músicas, etc.; * Todos os bimestres irão basear-se nas formas avaliativas do 1º. Podendo ser usadas todas as modalidades ou não. |
| |