quinta-feira, 5 de abril de 2012

SOCIEDADE

http://www.youtube.com/watch?v=R7cTTdAGPfk
1.    Fuvest-SP – Analise a charge a seguir e assinale a alternativa que melhor expressa seu conteúdo.
 
Fonte: PITTE, 1998. (Adaptado)
a) O desemprego estrutural nos países ricos e o pleno emprego nos países pobres.
b) A mundialização da economia e a exploração do trabalho nos países pobres.
c) A divisão internacional e sexual do trabalho, decorrente do padrão produtivo nos dias atuais.
d) O desemprego em países ricos e as condições de trabalho do setor terciário em países pobres.
e) O desenvolvimento desigual entre os países e a exportação de manufaturados, produzidos por mão de obra qualificada.

2.    Diferencie os modos de produção abaixo:

FORDISMO    TAYLORISMO    TOYOTISMO
       

3.    Caracterize as revoluções industriais:

I Revolução Industrial    II Revolução  Industrial    III Revolução industrial
       
4.    (UFF-RJ) Nas condições atuais, as técnicas presentes na fábrica e no escritório ou incorporadas ao próprio solo como infraestruturas acabam por condicionar as formas de trabalho, as relações sociais e a vida cotidiana, já que constituem condições para os comportamentos, permitindo ou proibindo as ações, segundo a posição de cada qual na escala social e segundo a cota de cidadania que lhe cabe.
SANTOS, Milton. Folha de S.Paulo, 1 out. 2000. Caderno Mais!
Assinale a opção que interpreta, adequadamente, a abordagem da relação sociedade-técnica apresentada no fragmento acima.
a) As tecnologias representam o estágio atual de inteligência alcançado por determinados povos, o que torna natural o fato de alguns países serem mais desenvolvidos social e economicamente do que outros.
b) O desenvolvimento tecnológico determina o sucesso econômico e cultural das sociedades atuais, pois a ausência das tecnologias condena ao fracasso todos os projetos de ampliação da cidadania política.
c) A ciência constrói as técnicas necessárias ao bem-estar material da humanidade, porém, atualmente, apenas os países economicamente mais avançados reúnem os meios necessários para desenvolvê-las.
d) As técnicas assumem, na atualidade, a condição de instrumentos para diversas ações do homem e seu uso está diretamente associado às relações políticas presentes em cada sociedade.
e) Na atualidade, o uso da ciência para fins humanitários promove a difusão global das técnicas, principalmente, entre as nações mais carentes de recursos para superar a pobreza e os limites da participação política.
5.    (PUCC-SP) Analise a charge de Plantu.
 
    In: LECALLENNEC, Sophie
et al. Histoire – Géographie.
 Paris: Nathan, 2004. p. 226.
O desenho expressa elementos do atual mundo globalizado. Numa perspectiva histórica, é possível afirmar que o processo de globalização decorreu, dentre outros fatores,
a) do crescente protecionismo adotado pelos países desenvolvidos principalmente em relação aos seus produtos industriais.
b) do desinteresse das empresas multinacionais pela produção nos países pobres em razão da baixa qualificação do trabalhador.
c) da ampliação do desenvolvimento dos meios de transporte e das comunicações resultantes da chamada Terceira Revolução Industrial.
d) da ação combinada dos governos da Inglaterra, dos Estados Unidos e da Alemanha de estabelecer taxas aduaneiras para todos os países pobres.
e) das leis criadas pelo grupo dos 7 países mais desenvolvidos, estabelecendo o padrão-ouro como um padrão monetário internacional.



Nenhuma grande vitória é possível sem que tenha sido precedida de pequenas vitórias sobre nós mesmos.